Publicidade

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Controle de natalidade de cães e gatos

Conforme notícia de hoje da Agência Senado (Senado Federal), consta na pauta da reunião desta terça-feira (18) da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) o projeto (PLC 04/05), do deputado Affonso Camargo (PSDB-PR), que cria a política nacional de controle de natalidade de cães e gatos.

A proposta estimula a posse responsável dos animais e institui o programa de esterilização, destinado a controlar o crescimento desordenado da população dos animais. As despesas decorrentes da esterilização de cães e de gatos, de acordo com o projeto, correrão por conta da União e serão administradas pelo Ministério da Saúde. Se aprovada, a proposta vai para votação da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Vamos torcer pra que essa lei seja aprovada o quanto antes...pois o crescimento desordenado da população de cães e gatos já virou questão de saúde pública. Olhem só, na imagem abaixo, a quantidade de cães que pode ser gerada a partir de um único casal. É assustador, mas infelizmente é isso que vem acontecendo com os cães de rua que não são castrados.

Cães idosos precisam de cuidados especiais

A partir dos 6 anos, os cães já necessitam de atenção diferenciada. Os sinais de que seu bicho de estimação pode estar chegando à velhice são problemas nas articulações, dificuldades para enxergar, perda dos dentes, preguiça, lentidão, pois geralmente o nível de atividade cai e o cão passará mais tempo dormindo e descansando do que quando era mais novo.

Nesta fase, as principais doenças que atingem animais domésticos estão relacionadas à articulação, como artrose, artrite e problemas de coluna. Outras enfermidades que acometem os bichos em sua “terceira idade” são a pneumonia - que se agrava com o clima frio -, além problemas cardíacos, catarata, insuficiência renal, câncer e até diabete.

Para garantir mais qualidade de vida ao cão, a boa alimentação é uma das principais medidas para manter um envelhecimento saudável. Além disso, questões básicas de higiene e um ambiente feliz também garantem qualidade na vida do animal.

Abaixo algumas dicas importantes para tornar a vida do seu cão idoso mais confortável:
  • Proporcione exercícios suaves regulares, deixe o seu cão escolher a quantidade de exercício.
  • Tenha certeza de que a cama de seu cão é macia, bem acolchoada, livre de correntes de ar e seca.
  • Providencie uma roupinha de cachorro para o inverno.
  • Não faça nenhuma mudança repentina na dieta (ao menos que seja recomendada pelo veterinário).
  • Grades de bebês podem ser usadas em escadas, se elas se tornarem um perigo para o cão.
  • Coloque pisos anti-derrapantes no caminho, se você tiver um piso escorregadio. Ossos quebrados são geralmente causados por quedas em superfícies escorregadias.
  • Permita que o seu cão tenha um lugar tranquilo onde ele possa se refugiar para tirar uma soneca, quando precisar de uma.
  • Para cães de grande porte - eleve as tigelas de água e comida para que o cão não precise se abaixar desconfortavelmente para comer ou beber.
  • Não deixe de dar atenção ao seu cão só porque ele está menos ativo ou menos envolvido nas atividades com a família.
  • Tenha uma portinhola instalada - o controle de suas necessidades é um pouco mais reduzido em cães mais velhos, mesmo se ele sempre foi excelente em casa.
  • Se o seu cão possui calos em seus cotovelos, passe vaselina neles - isto ajuda a prevenir que os calos rachem e fiquem infeccionados.

Com o envelhecimento, os cães ficam mais propensos a terem problemas de saúde, por isso, check ups regulares no veterinário (a cada 6 meses)irão garantir que qualquer problema de saúde seja descoberto e tratado mais cedo, o que aumentarão as chances de total recuperação.

sábado, 15 de agosto de 2009

Dog Whisperer - A importância de criar um foco para o cão

Cesar Milan, leva o Pastor Alemão Troy, até seu velho amigo O.J. para testar sua agressividade em relação a outros cães.
O.J. mostra a importância de descobrir algo que mantenha o foco do cachorro em você.

- Foco, é o meio de fazer o cão prestar atenção em mim, se ele prestar atenção em mim, eu consigo que ele faça o que eu quiser. - diz O.J.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cães e gatos precisam escovar os dentes sim

Parece estranho? Não é não. É uma questão de saúde para o animal.

A falta de escovação causa mau-hálito, tártaro e pode desenvolver doenças no coração, rim, fígado, pulmão e até no sistema nervoso central do bichinho.

Aprenda como fazer uma escovação correta com esse vídeo produzido pelo programa "Vida e Saúde" da RBS TV RS.

Cães abandonados: ajude alimentá-los com um clique

Existem mais de 20 milhões de cães abandonados no Brasil. Muitos deles passam fome. Muitas mamães bondosas os resgatam e tentam alimentá-los, mas nem toda boa vontade do mundo tem dinheiro suficiente para solucionar o problema.

A Pedigree, que patrocina da campanha Adotar é tudo de bom, decidiu lançar uma outra campanha na internet, com a intenção de repassar 100 mil refeições para cachorros abandonados que estão à espera de um lar feliz.

Para cada visualização do novo vídeo Ajude-nos a Ajudá-los, a empresa se compromete a doar um pote de ração para os animais que vivem em abrigos. O novo filme foi criado com o propósito de conscientizar as pessoas para a realidade dos cachorros abandonados. Clique e ajude...

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Max, o cão endiabrado da fazenda

Olha só o cansaço que Max dá em Dado, na fazenda...
10 x 0 para o cão, que consegue o quer: ATENÇÃO

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Protetor auditivo para cães

Foram lançados protetores auditivos pra que animais não sofram tanto em voos de avião. Quem idealizou a invenção foi a piloto norte-americana Michelle Macguire, que queria proporcionar uma viagem mais tranquila para seu labrador Cooper.

O mais interessante é que os protetores não são úteis somente nas viagens de avião! Muitos cães sofrem demais com barulhos como fogos de artifícios e inclusive chuvas e trovões. É o caso da minha querida Beca, que pode ser vista aí na direita, no Nossa Cachorrada.

Os protetores auditivos estão sendo comercializados pela empresa Mutt Muffs. Existem modelos para vários tamanhos de animais, e cada protetor custa 52 dólares.

Idéias para o aconchego do seu pet

Você acha muito caro ou não pode comprar aquela caminha ou casinha super aconchegante pra seu animal? Eis idéias muito interessantes para seu folhote ter onde dormir bem gostoso nesse inverno. Foram obtidas do blog casas possíveis.
Aproveite aquela mala que você não usa mais...


Ou então adapte uma caixa de feira...

sábado, 1 de agosto de 2009

Abandono de animais É CRIME

O IPAB (Instituto de Proteção aos Animais do Brasil) estima que de cada 100 cães e gatos adquiridos, ao menos 50 são abandonados de diferentes formas em até 30 meses. Isso só em São Paulo! Os motivos são os mais absurdos possíveis.


A principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, que trata dos crimes ambientais. Em seu artigo 32 ela diz que "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos" tem pena de três meses a um ano de prisão e multa, aumentada de um sexto a um terço se ocorrer a morte do animal.
São considerados maus-tratos abandonar, espancar, envenenar, não dar comida diariamente, manter preso em corrente, local sujo ou pequeno demais os animais domésticos, entre outras práticas.

É preciso a consciência e prática da posse responsável. Cães e gatos não podem ser tratados como objetos, sendo descartados por donos irresponsáveis!
Um exemplo para os governantes é a campanha da prefeitura de São Paulo, tentando a concientização da população para o abandono de animais. EXERÇA A POSSE RESPONSÁVEL. NÃO ABANDONE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...