Nesta fase, as principais doenças que atingem animais domésticos estão relacionadas à articulação, como artrose, artrite e problemas de coluna. Outras enfermidades que acometem os bichos em sua “terceira idade” são a pneumonia - que se agrava com o clima frio -, além problemas cardíacos, catarata, insuficiência renal, câncer e até diabete.
Para garantir mais qualidade de vida ao cão, a boa alimentação é uma das principais medidas para manter um envelhecimento saudável. Além disso, questões básicas de higiene e um ambiente feliz também garantem qualidade na vida do animal.
Abaixo algumas dicas importantes para tornar a vida do seu cão idoso mais confortável:
- Proporcione exercícios suaves regulares, deixe o seu cão escolher a quantidade de exercício.
- Tenha certeza de que a cama de seu cão é macia, bem acolchoada, livre de correntes de ar e seca.
- Providencie uma roupinha de cachorro para o inverno.
- Não faça nenhuma mudança repentina na dieta (ao menos que seja recomendada pelo veterinário).
- Grades de bebês podem ser usadas em escadas, se elas se tornarem um perigo para o cão.
- Coloque pisos anti-derrapantes no caminho, se você tiver um piso escorregadio. Ossos quebrados são geralmente causados por quedas em superfícies escorregadias.
- Permita que o seu cão tenha um lugar tranquilo onde ele possa se refugiar para tirar uma soneca, quando precisar de uma.
- Para cães de grande porte - eleve as tigelas de água e comida para que o cão não precise se abaixar desconfortavelmente para comer ou beber.
- Não deixe de dar atenção ao seu cão só porque ele está menos ativo ou menos envolvido nas atividades com a família.
- Tenha uma portinhola instalada - o controle de suas necessidades é um pouco mais reduzido em cães mais velhos, mesmo se ele sempre foi excelente em casa.
- Se o seu cão possui calos em seus cotovelos, passe vaselina neles - isto ajuda a prevenir que os calos rachem e fiquem infeccionados.
Com o envelhecimento, os cães ficam mais propensos a terem problemas de saúde, por isso, check ups regulares no veterinário (a cada 6 meses)irão garantir que qualquer problema de saúde seja descoberto e tratado mais cedo, o que aumentarão as chances de total recuperação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, obrigado por ter visitado o Blog da Cachorrada.
Deixe sua opinião, sua participação é muito importante para nós.